sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


Suado ele acorda. Espreguiça. Olha ao redor. Procura. Revira-se pela cama. Sorri preguiçoso. São 06h30min. Estamos atrasados. Todas as manhãs, ele abre um sorriso sem fronteiras, daqueles que dizem "estou pronto para o mundo". Jogo rápido, banho, chapéu, mochila e pé na estrada. O desejeum? Começou junto com o raiar do dia e vai acabar nas mãos carinhosas de quem o recebe todas as manhãs. Começou seu dia...

Um pingado e um pão na chapa, mais o silêncio daqueles que tem pressa. Combinação perfeita, à quem ainda escolhe o melhor percurso... Bolsa de mão e na boca o gosto do café de coador... Nem há tantas opções assim, contudo é bom poder elucubrar sobre as possibilidades... Decidido o caminho, a travessia é tranqüila, apesar da embarcação cheia, me deixo embalar...

Debaixo do vermelho do chapéu de abas largas, fresca, vou em busca de mim. A brisa brinca com a barra do vestido. As sandálias molhadas enrugam os pés e dá estranha sensação de frio. Já esquecida das mazelas, percalços e tristezas, paro e fito o horizonte. Tenho breve encontro comigo. Sorrio. Absorta em devaneios escuto gaivotas que parecem estar a cada minuto mais perto...

- Senhores passageiros não esqueçam seus pertences nas poltronas... Disse uma voz que nem de longe se parecia ao som das gaivotas.

Os pés secaram junto ao colorido da poesia a beira mar e deram lugar a tênis, saltos, sapatos engraxados e apressados, as charmosas abas vermelhas rapidamente se transformaram num simples guarda – chuva.

Cheguei. Acomodei as bolsas e o traseiro no computador. Tarefas a serem cumpridas. Pouca cor, quase nenhum sabor, todavia com música, para o dia não parecer tão insosso.

As horas passam...

A pressa matutina de outros, contamina, agora, meus passo. A mesma embarcação, agora sem vacilo ou cochilo. Olhos grudados no relógio. Chegar é o que move os passos.

Portão entreaberto, entro e logo encontro o mesmo sorriso "estou pronto para o mundo"... agora um pouco mais ancioso, contudo, irradiando a mesma paz do amanhecer. Como num passe de mágica esqueço a lida, fito os seus olhinhos brilhantes e felizes... Já é anoitinha.

Assim juntos, quase de mãos dadas, caminhamos para mais um encontro com o amanhecer...

T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário