quarta-feira, 6 de janeiro de 2010




Terão castigo aqueles que não se culpam por se permitirem pequenos excessos e caprichos?

Peguei-me nessa pergunta bem sentada na padaria Colombo, a frente um café expresso e um pedaço de pudim de leite, entre turistas, cristaleiras e um cheiro de aula de história. Paguei uma fortuna por um prazer tão efêmero... Sai dali leve e com a deliciosa sensação de poder transgredir: primeiro uma leve dieta e segundo o bom senso financeiro, que prometi usá-lo em 2010 sem parcimônia.

Curto sair do escritório e andar devagar rumo às barcas são 20 minutos de caminhada, seriam 10, não fossem as descobertas diárias... Uma casa de chá ali, uma loja de sapatos acolá, um camelô, um caminho novo, vitrines e pessoas... Adoro olhar as pessoas, tanto que tomei um tombo memorável na esquina da Av. Rio Branco, no centro do Rio, tombo esse que me rendeu uma tala no braço esquerdo... Como não olhar, o cabelo dela era cor de laranja! Outro dia vi uma moça com um vestido listrado, nunca vi zebra tão elegante, quase perguntei de qual zoológico ele tinha escapado...

Domingo fui à feira, outro pequeno e caro prazer, se feita sem uma listinha. Tem lugar mais democrático que a feira? Tem gente de todo tipo, rico, pobre, preto branco, mestiço todos munidos de sacolas a procura de legumes e frutas frescas, e claro um caldo de cana bem gelado e pastel queijo, carne, pizza, frango com catupiry e tantas outras variações, importante: estar quente e bem recheado.

São pequenas coisas que me dou o direito de fazer ser “só” mãe, esposa, profissional, dona de casa, dá muito trabalho, preciso ser indivíduo de vez em quando. Admiro as mulheres que optaram pela maternidade em tempo integral, conheço mulheres que se acharam com essa opção. Eu, ainda estou impregnada do gene das mulheres do século XXI, depois do Davi com menos intensidade, contudo com as mesmas necessidades.

Confesso me senti culpada por não sentir culpa... Sai da Colombo firme no propósito de achá-la, entretanto, meus passos estavam tão leves e meu coração tão em paz que desisti da busca, perda de tempo procurar por algo tão pesado numa tarde tão ensolarada.

Ainda assim, por via das dúvidas, pedi perdão.

T

Nenhum comentário:

Postar um comentário